-
Arquiteto: Álvaro Siza Vieira
- Área: 1400 m²
- Ano: 2013
O quartel de Bombeiros corresponde ao programa de Tipo CB1 e está localizado na Quinta de Geão, no lote 28, de 4770 m2. Implanta-se em paralelo ao arruamento C da Quinta desenvolve-se no máximo de 3 pisos e é organizado em dois sectores.
Compreende uma área bruta total de 1173 m2 e alberga as funções de apoio ao corpo dos bombeiros. A partir do “Átrio - Acesso” é organizado em 3 pisos:
Desenvolve-se exclusivamente ao nível do rés do chão na continuidade do sector A, com acesso próprio a partir da esquina dos arruamentos B e C, alberga as funções do sector associativo e compreende uma área bruta total de 145 m2:
-
- Átrio - comum ao sector A
- Recepção e secretaria da direcção
- Sala da direcção
- Sanitário de acessibilidade total
Entre os sectores A e B existe um espaço de circulação, aberto para um pátio, comunicando com todas as funções do edifício.
No espaço remanescente do terreno, entre o edifício e a EN 104, situa-se a Parada Operacional, de 914 m2, com acesso a partir do arruamento C e directamente do Parque de viaturas.
Junto à Parada Operacional se localiza-se a Casa-Escola (CE) e a oficina e lavagem (OL).
A Parada de Honra situa-se junto à fachada principal do edifício a partir do arruamento C. No que se refere ao projeto de paisagismo e arranjos exteriores, a proposta prevê a criação de áreas verdes e pavimentadas que servirão como espaço de enquadramento e apoio. As áreas pavimentadas, à exclusão dos acessos automóveis e área de esplanada frente ao Bar, são revestidas com betão betuminoso com remates em pedra.As zonas verdes serão alvo de reforço da vegetação existente nas áreas em talude, procedendo-se a trabalhos de substituição de espécies degradadas. Pontualmente serão introduzidas algumas árvores, alimentadas por um sistema de rega automática e assinaladas por caldeiras nas zonas pavimentadas.